quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Mundo do Ócio e o Mundo Pós-industrial


Na sociedade industrial as pessoas desenvolviam atividades repetitivas exaustivas que acarretavam desgastes físicos. Após este período na sociedade pós-industrial começaram a praticar atividades buscando o desenvolvimento de idéias, da criatividade das pessoas focando na qualidade e diferencial tudo isso dentro de um tempo reduzido para a concentração destas atividades.
Nos tempos que estamos vivendo quando uma pessoa está aposentada sem realizar nenhuma atividade intelectual que gere lucratividade para si mesma ou para as organizações, esta começa a se adaptar a um novo ritmo de vida , onde passa a se sentir entediada tornando-se uma pessoa indolente aos olhos da sociedade,por estes fatores existe uma corrente que defende o ócio criativo.
Segundo Domenico De Masi os trabalhadores com o passar do tempo e com o avanço das tecnologias e maquinário passam a produzir mais chegando a produção máxima de consumo em alguns produtos, sendo assim os mesmos teriam mais tempo ocioso, porém ao invés das empresas estimularem o ócio criativo estão diminuindo a quantidade de trabalhadores.
Os escritores estimulam que os trabalhadores tenham mais tempo para desfrutar e adquirir maior qualidade intelectual, mesmo assim a sociedade não esta preparada para desfrutar de forma positiva este “Ócio”.



Livro: Domênico De Masi; Bertrand Russell. “ A economia do ócio”.

Um comentário:

Tiago Losso disse...

Notas sobre o post

-O tema foi abordado de forma correta;

- O uso da imagem é um elemento positivo;

- O parágrafo que começa com "Nos tempos que estamos..." pode ser aprimorado, pois está confuso;

- A referência ao livro está feita de forma incorreta.