terça-feira, 10 de junho de 2008

Mudanças no Mercado de Trabalho Após o Inicio da Era Industrial


Antes da era industrial os produtos eram confeccionados manualmente, demorando dias para sua produção e sem padronização, com alto custo. Com o fenômeno da mecanização da produção (Era industrial), as mudanças foram tão radicais que acabaram substituindo os operários pelas máquinas nas tarefas em que se podia automatizar e acelerar pela repetição. A mecanização trouxe a redução dos preços e a popularização dos produtos criando com isto, o aumento dos mercados e o desejo pelo consumo.
Com a entrada da era indústria foi criada uma nova categoria de trabalhadores, os operários, no inicio esta classe era muito frágil podia ser explorada, posteriormente com a criação dos sindicatos estas classes adquirem uma força e representatividade na sociedade muito importante. Suas decisões podem parar um setor produtivo do país.
Os sindicatos trouxeram para aos operários melhores condições de trabalho regulamentando carga horária de trabalho, regulamentação de contratos trabalhistas.
O mercado de trabalho sofreu grandes mudanças após a entrada da era industrial, estas mudanças possibilitaram o surgimento e crescimento das indústrias e empresas, houve também uma aceleração no oferecimento de vagas de trabalho, que exigem cada vez mais qualificações dos operários, estas qualificações já determinam quanto ira receber cada trabalhador.
Deste o inicio da era industrial não houve outra mudança que fosse tão significativa para o mercado de trabalho, sendo assim uma verdadeira revolução.

Um comentário:

Tiago Losso disse...

Notas sobre o post

- O post está bem elaborado, necessitando apenas de uma revisão na redação e na correção de alguns erros de digitação;

- No segundo parágrafo, está escrito "era industria", onde imagino deveria estar "era industrial";

- O uso da imagem é um ponto positivo;

- Uma questão de conteúdo: existia "mercado de trabalho" antes da industrialização? Esta idéia parece necessitar de mais reflexão, inclusive para fins de melhor elaborar o parágrafo final.