terça-feira, 15 de abril de 2008

AQUECIMENTO GLOBAL SERÁ MAIS UMA MANEIRA DE DIFERENCIAR OS POLÍTICOS


Hoje o problema do aquecimento global é real, já temos vários sinais do planeta indicando que o problema não faz mais parte dos filmes de ficção cientifica. Este assunto já desperta interesses em vários políticos uns como sempre em busca de votos, e outros realmente preocupados com a população mundial, a exemplo do ex vice-presidente dos EUA Al Gore, que escreveu o livro “Uma verdade inconveniente” publicado em 2006, em que o autor relata as conseqüências do aquecimento global e quais atitudes devem tomar para retardar este processo.
O Brasil já se coloca em alerta para as graves conseqüências do aquecimento global, em especial o desmatamento que vem ocorrendo na Amazônia, onde artigos científicos sobre o assunto mostram que as mudanças climáticas poderão transformar a maior parte da floresta amazônica em cerrado.
Com os mesmos objetivos que Al Gore o governador do Amazonas Eduardo Braga, vem ganhando visibilidade ao criar mecanismos para defender a floresta amazônica. Uma de suas medidas para preservação da floresta é ampliar para 10 milhões de hectares as áreas de conservação. Em julho do ano passado ele sancionou a primeira lei estadual do país de mudanças climáticas, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Uma das propostas dessa legislação foi à criação da “Bolsa Floresta”. A idéia tornar alguns moradores guardiões da biodiversidade local, pagando um valor de 50 reais mensalmente, além da Bolsa Floresta a lei de Braga propõe a criação de programas de estudo para identificar projetos que privilegiam matrizes energéticas limpas e favoráveis à estabilização dos gases de efeito estufa.
Conforme o que vimos nos exemplos acima, políticos estão mudando de atitude em relação ao meio ambiente. Falta a humanidade entender que precisamos fazer nossa parte, caso contrario cedo ou tarde sofreremos com as conseqüências, e pelas projeções elas chegaram mais rápido que pensamos. Por isso vale a pena, cada um fazer uma pequena parte para que o planeta não esquente cada vez mais.

Um comentário:

Tiago Losso disse...

Notas sobre o post

- Corrigir a indicação da equipe. No blog está indicado que vocês são a equipe 3.

- O tema abordado é pertinente.

- A redação está bem cuidada (ver pequenas falhas).

- Onde estão as referências para as informações utilizadas no texto?

- A afirmação que é o mote do post não é explorada.