quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Mundo do Ócio e o Mundo Pós-industrial


Na sociedade industrial as pessoas desenvolviam atividades repetitivas exaustivas que acarretavam desgastes físicos. Após este período na sociedade pós-industrial começaram a praticar atividades buscando o desenvolvimento de idéias, da criatividade das pessoas focando na qualidade e diferencial tudo isso dentro de um tempo reduzido para a concentração destas atividades.
Nos tempos que estamos vivendo quando uma pessoa está aposentada sem realizar nenhuma atividade intelectual que gere lucratividade para si mesma ou para as organizações, esta começa a se adaptar a um novo ritmo de vida , onde passa a se sentir entediada tornando-se uma pessoa indolente aos olhos da sociedade,por estes fatores existe uma corrente que defende o ócio criativo.
Segundo Domenico De Masi os trabalhadores com o passar do tempo e com o avanço das tecnologias e maquinário passam a produzir mais chegando a produção máxima de consumo em alguns produtos, sendo assim os mesmos teriam mais tempo ocioso, porém ao invés das empresas estimularem o ócio criativo estão diminuindo a quantidade de trabalhadores.
Os escritores estimulam que os trabalhadores tenham mais tempo para desfrutar e adquirir maior qualidade intelectual, mesmo assim a sociedade não esta preparada para desfrutar de forma positiva este “Ócio”.



Livro: Domênico De Masi; Bertrand Russell. “ A economia do ócio”.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Mudanças no Mercado de Trabalho Após o Inicio da Era Industrial


Antes da era industrial os produtos eram confeccionados manualmente, demorando dias para sua produção e sem padronização, com alto custo. Com o fenômeno da mecanização da produção (Era industrial), as mudanças foram tão radicais que acabaram substituindo os operários pelas máquinas nas tarefas em que se podia automatizar e acelerar pela repetição. A mecanização trouxe a redução dos preços e a popularização dos produtos criando com isto, o aumento dos mercados e o desejo pelo consumo.
Com a entrada da era indústria foi criada uma nova categoria de trabalhadores, os operários, no inicio esta classe era muito frágil podia ser explorada, posteriormente com a criação dos sindicatos estas classes adquirem uma força e representatividade na sociedade muito importante. Suas decisões podem parar um setor produtivo do país.
Os sindicatos trouxeram para aos operários melhores condições de trabalho regulamentando carga horária de trabalho, regulamentação de contratos trabalhistas.
O mercado de trabalho sofreu grandes mudanças após a entrada da era industrial, estas mudanças possibilitaram o surgimento e crescimento das indústrias e empresas, houve também uma aceleração no oferecimento de vagas de trabalho, que exigem cada vez mais qualificações dos operários, estas qualificações já determinam quanto ira receber cada trabalhador.
Deste o inicio da era industrial não houve outra mudança que fosse tão significativa para o mercado de trabalho, sendo assim uma verdadeira revolução.