quarta-feira, 7 de maio de 2008

Competitividade Social Brasileira


Os dados estabelecidos pela ONG Accountability mostram o Brasil na 56ª posição entre os países com a maior competitividade de responsabilidade social corporativa. Segundo o executivo-chefe da Accountability, Simon Zadek “as companhias respeitosas, as cidades que cuidam de seu entorno ambiental, os setores emergentes e os países responsáveis podem ganhar enormes fatias dos mercados no futuro, enquanto os outros perderão”[2]
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e líder ecologista Al Gore também afirma que “as companhias cada vez mais agregam valor para seus acionistas de modo sustentável”.[3]
No Brasil, os dados do IBGE mostram que os investimentos em controle ambiental das indústrias passam de R$ 2,2 bilhões em 1997 para R$ 4,1 bilhões em 2002 uma alta de 86,4%. O número de empresas que contribuem com esse tipo de projeto subiu de 3.823 para 6.691, com um crescimento de 75%.
Al Gore lembra que para combater a mudança climática ou o subdesenvolvimento social é possível atuar em todas as frentes, incluindo a empresarial.
Conforme quadro abaixo o Brasil esta em 56ª no ranking mundial de responsabilidade social corporativa, e cada vez mais no pais as empresas estão sendo incentivadas para trabalharem esta pratica social, que auxiliaria a melhora dos índices de qualidade de vida da população.